*Educação Infantil*Um trabalho apaixonante…

ESCOLA DE EDUC. INFANTIL ” MARIA MONTESSORI”R: Serra de jairé, 1465 Fone: (11) 2268. 4931 // 3455.0925 //// 3562.1741 email: montessoritania@gmail.com ( 27 anos de experiência!!)

30/8/07

A Teoria das Inteligências Múltiplas

A Teoria das Inteligências Múltiplas: Análise de Métodos Decorrentes


No início dos anos oitenta, Howard Gardner apresentou uma teoria que revolucionou os conceitos sobre a inteligência humana. Em seu livro denominado “Estruturas da Mente”, Gardner traz a Teoria das Inteligências Múltiplas como uma nova forma de analisar as capacidades cognitivas de um indivíduo de maneira mais diversificada. Gardner afirma que todo o indivíduo possui cerca de sete tipos diferentes de inteligência, cada um desenvolvido em maior ou menor grau, e que tais diferenças necessitam ser consideradas em nossos sistemas educacionais, que sempre tiveram uma visão binária do intelecto humano, ou seja, somente os indivíduos com inteligência lingüística e lógico-matemática bem desenvolvidas estavam destinados ao sucesso.

Levando em conta as idéias expostas na teoria de Gardner, surgiram inúmeras novas metodologias educacionais que trabalham com a pluralidade das inteligências presentes no indivíduo. Algumas dessas metodologias trazem versões diferentes de como as inteligências devem ser educadas. 

Analisaremos as principais definições de o que conta como inteligência humana, apresentaremos as principais idéias da Teoria das Inteligências Múltiplas e efetuaremos uma comparação de dois métodos de ensino de língua estrangeira que são decorrentes da Teoria, tendo como objetivo a obtenção de uma conclusão sobre qual dos dois métodos é o mais adequado para aplicação em sala de aula. 

O QUE É INTELIGÊNCIA ?

A Visão Clássica

Segundo Gardner, a visão clássica afirma que a inteligência é uma capacidade unitária de raciocínio lógico do tipo exemplificado pelos matemáticos, cientistas e lógicos. Em concordância com a visão clássica, o raciocínio abstrato é extremamente valorizado.

Na visão tradicional a inteligência é conceituada como a capacidade de responder a testes de inteligência, o Q.I. Alguns testes realizados demonstram que a "faculdade geral da inteligência" não muda muito com a idade ou com treinamento ou experiência. A inteligência é um atributo ou uma faculdade inata do ser humano.

Essa visão da inteligência está de acordo com a de Spearman (1904) e de alguns psicometristas posteriores. Spearman defendeu ardorosamente o papel da inteligência geral, ou g. Spearman via g como uma “energia mental subjacente que era utilizada em graus variados em toda atividade intelectual”. A teoria psicométrica baseia-se na crença de que a inteligência é um traço inato, global e relativamente imutável, a qual não muda muito com a idade, treinamento ou experiência. Embora suas definições variem em detalhes, os psicometristas, de modo geral, percebiam a inteligência como “uma faculdade unitária ou como um agrupamento de faculdades (tais como o tempo de reação, a discriminação sensorial, a capacidade de perceber relações lógicas e a memória) altamente correlacionados entre si.”(Gardner, Kornhaber, Wake, 1998, p. 214 

A Visão de Gardner

Howard Gardner propôs sua teoria das inteligências múltiplas em 1983, como um desafio à visão clássica da inteligência. Ele define uma inteligência como a “capacidade de resolver problemas ou criar produtos que são importantes num determinado ambiente cultural ou comunidade.” (Gardner, 1995, p. 21).Também afirma que uma inteligência é um termo para organizar e descrever capacidades humanas e não uma referência a um produto que existe dentro da cabeça. Uma inteligência não é uma “coisa” e sim um potencial, a presença do qual permite a um indivíduo ter acesso a formas de pensamento apropriadas a tipos específicos de conteúdo.

Gardner (1994) deixa bem claro também que as inteligências não são equivalentes a sistemas sensoriais. Segundo o autor, em nenhum caso uma inteligência é completamente dependente de um único sistema sensorial, nem nenhum sistema sensorial foi imortalizado como uma inteligência, mesmo porque as inteligências são, por sua própria natureza, capazes de realização (pelo menos em parte) através de mais de um sistema sensorial. Assim, é um erro tentar comparar inteligências em todos os detalhes; cada uma deve ser pensada como um sistema próprio e com suas próprias regras.

 

 

 
Em co-autoria com Joseph Walters, Gardner (1995) profere que a teoria das inteligências múltiplas pluraliza o conceito tradicional, partindo mais uma vez do princípio de que uma inteligência implica na capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural. Assim, a teoria das IM é elaborada à luz das origens biológicas de cada capacidade de resolver problemas, considerando somente as capacidades que são universais na espécie humana.

 

 

  

 

 

 

 

criado por montessoritania    06:52:50 — Arquivado em: Sem categoria

2 Comentários »

  1. Cara Tânia,como sempre, você enfoca aspectos de pesquisas que auxiliam o professor a conhecer melhor as tendências e aptidões dos alunos á vista dos avanços da ciência- para melhor orientá-los e melhor explorar suas potencialidades. Ao reconhecer os sinais de suas tendências, identificadas pelo conhecimento dos tipos de inteligência,fica mais fácil e proveitoso selecionar técnicas de aprendizagemque possam otimizar o processo educativo, levando em conta as diferenças bem como os diferentes. Parabéns uma vez mais. Abraço carinhoso. Em resposta a e -mail e indicação da prof. Dinéia Hypolitto da Universidade São judas Tadeu

    Comentário por prof. Lenita maria Costa de Almeida- Consultora Pedagógica — sexta-feira, 31 de agosto de 2007 @ 00:27:01

  2. Tânia achei muito legal esta matéria . Acho que temo muito a aprender e é de suma importancia ter educadores como vc que nos traz estas informações e conceitos que mudam a cada dia .. pois tudo é muito dinamico e nossas crianças idem .

    Comentário por CARLA SANTINON — segunda-feira, 3 de setembro de 2007 @ 14:47:55

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://taniajuliani.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.